FAQ Unix Debian

#debian, #unix

Este FAQ eu criei para as pessoas que estavão completamente céticas quanto a migração de “qualquer sistema operacional” para o Linux.

O que é GNU/Linux Debian?

GNU é uma comunidade que existe para desenvolver, auxiliar desenvolvedores e divulgar programas gratuitos.

Linux é o kernel do sistema. De uma forma rápida: é o que faz comunicação com o hardware.

Debian é uma distribuição Linux, i. e., é uma coletânea, juntamente com o kernel, de programas para o usuário final.

Está em Inglês?

A maioria dos programas, não somente para GNU/Linux Debian, mas também para outros sistemas, são desenvolvidos primeiramente em inglês e depois traduzidos e o time de tradução para o Português do Brasil do GNU/Linux já traduziu uma torrente, somente permanecem nomes de programas e algumas palavras que não tem uma tradução ou que são usadas muitas vezes somente em inglês.

Permanecerei compatível com os arquivos e conexões dos meus amigos?

Você ficará mais compatível: programas como OpenOffice/BrOffice, Audacity, The Gimp podem exportar e importar os mais variados tipos de arquivos.

Principalmente a suíte de escritório que está atualmente usando um padrão aberto reconhecido internacionalmente pela ISO como formato padrão para salvar arquivos.

Serão muitas as diferenças?

Não, as mais sutis, para quem vem de outro sistema, é quanto a interface do sistema em si, dos programas e as permissões dos arquivos e permissões de configuração.

Mas muitos programas não existem somente para GNU/Linux você pode estar usando um agora.

Exemplos de programas multi-plataforma: Firefox, OpenOffice, Audacity, The GIMP, …

Preciso de uma máquina nova para usar este sistema?

Não, o GNU/Linux tem uma grande e real fama de adaptação a computadores antigos.

Preciso mesmo de uma senha para poder usar o computador que somente eu uso ou que somente pessoas que eu deixo usar?

Você pode a qualquer momento configurar para não pedir senha, mas nós aconselhamos fortemente a deixar protegido para cada pessoa um nome de usuário e senha.

Mesmo que todos de sua casa ou trabalho usem o mesmo computador e os mesmos arquivos tem sempre uma configuração que um ou outro não gosta, desta forma o GNU/Linux sabe separar muito bem as regiões de configuração de cada usuário.

E se eu quiser um programa que só existem em outro sistema operacional?

Nós sempre aconselhamos a usar um programa similar, mas caso não haja, existem programas que tentam simular o ambiente para o qual um determinado programa foi feito.

Não existem mesmo vírus para GNU/Linux?

Por ter uma política de segurança forte e restringir o acesso a certas configurações e arquivos na prática não existem vírus para Linux.

Será difícil aprender a usar?

Você certamente não será um administrador de sistemas desta forma, não deve ter preocupações com extensas linhas com comandos. Apenas com a parte gráfica, i. e., você continuará a usar o computador da mesma forma que estava usando antes: mouse para abrir e selecionar arquivos ou escolher um programa no menu principal.

Sou programador: eu posso ter meu ambiente de desenvolvimento no GNU/Linux Debian?

Há ambientes de desenvolvimento que existem para as várias plataformas, exemplo: Eclipse. E além disso a instalação padrão já traz uma grande gama de compiladores.

O Linux em si é um ambiente de desenvolvimento.

Se eu quiser um servidor de arquivos, web ou outro terei que ter uma máquina dedicada?

Não, dependendo da requisição de seu servidor (o que na maioria das vezes é muito pequena) poderá usar a mesma máquina com servidor e como máquina pessoal.

Posts nesta série