VMware Server

#unix

A muito tempo procuro um programa gratuito para criar e gerenciar máquinas virtuais de forma fácil e organizada semelhante ao Wmware Workstation. E recentemente descobri que entre os produtos gratuitos da Vmware está o Vmware Server.

Esta aplicação serve para justamente ser um servidor de máquinas virtuais. Ao invés de eu ter um computador desktop (com interface gráfica e acesso, local ou remoto, via interface gráfica) tenho apenas um servidor com acesso a https.

As máquinas são armazenadas no servidor e utilizam deste para o uso de recursos (armazenamento e processamento). Ficando assim um servidor dedicado a máquinas virtuais, que por sua vez podem ser dedicadas a cada serviço específico, inclusive testes na rede.

Claro que é necessário instalar a máquina, e por isso existe um plugin (testado no Firefox) para ver a máquina graficamente, além de ter como criar contas de usuários e ceder permissões diferenciadas.

Ambiente(s)

A instalação num Ubuntu Hardy aconteceu de forma satisfatória, porém o console que teoricamente daria maior velocidade de comunicação foi instalado, mas não conecta com o servidor, nem mesmo localmente, o jeito é usar somente no navegador.

Até o momento inicializei e instalei: Ubuntu Hardy, Windows XP Professional SP2, OpenBSD 4.3 e Solaris 10 (por alguma razão fica empancado quando uso o modo gráfico de instalação). Futuramente testarei OpenSolaris e Fedora.

É uma excelente opção ao Vmware Player, também gratuito, que apenas abre máquinas previamente criadas. E ao meu ver roda as máquinas virtuais mais rapidamente que o Player. Ademais, como servidor você pode fechar todas as janelas que o sistema operacional continuará sendo executado pelo server.

Dicas rápidas de uso

  • Se não consegue acessar com o navegador o endereço http://localhost:8333/ tente https://localhost:8333/ e adicione uma exceção.
  • Primeiramente somente o root pode acessar, mas por segurança crie uma conta de usuário, através dos usuários existentes no sistema servidor, inclusive a mesma senha.
  • Todos os arquivos, inclusive imagens iso, somente podem ser acessados abaixo de /var/lib/vmware/Virtual Machines, porém existe um recurso bastante útil: “Add Datastore”, com ele é possível adicionar espaço para o servidor sem precisar configurar o próprio servidor ou reiniciá-lo, tudo via web.